segunda-feira, 24 de maio de 2010

Olá! A um ano eu pedi a meus pais para namorar um homem que tem 39 anos, hoje. Eles não aceitaram, é claro! Com toda aquela preocupação de que ele me faria algum mal. Ele é uma pessoa que me enche de alegria e felicidade. Nunca me senti tão feliz! Já estamos às escondidas a 1 ano e 8 meses. Comecei a namorar muito cedo, tive várias ilusões e sei que esse sentimento não é ilusão. Já tentei renegar esse sentimento por algumas vezes, mas não dá pra ficar longe e sem a presença dele em minha vida. Agora não dá mais para aguentar a distância de uma cidade a outra e estamos querendo ir embora pra cidade de onde ele veio (Vitória-ES), mas eu iria fugir de casa deixando uma carta explicando toda a situação. Eu e ele já falamos com um padre e ele mesmo nos disse que, se meus pais não aceitassem de forma alguma, eu fugir de casa seria uma solução porque aí eles iriam se obrigados a aceitar. Hoje eu não tento falar com eles de novo porque já criei um trauma de eles sempre me dizerem não por motivos fúteis. Eles querem escolher um namorado ou um futuro marido para mim. Eles até me dão essa opção de escolher, mas qualquer pessoa que eu tente escolher pra mim eles sempre desaprovam ou não aceitam. Eles não me dão liberdade pra sair com as minhas amigas, pra sair a noite pra me divertir nem nada, eles acham que isso vai me levar pro caminho da perdição. Bom! Minha grande duvida é se tomo essa decisão de sair de casa ou não. Se puder me responder fico muito grata!

    Querida L., obrigada por escrever. Muita calma nessa hora mocinha, a situação é delicada e há coisas super importantes em jogo, então vamos pensar muito bem.
    Veja só, é mais do que normal seus pais não quererem que você namore um homem 22 anos mais velho que você. Com o tempo a diferença de idade não importa, mas para você de 17 e ele de 39 isso é muito chão querida, e faz uma diferença gigantesca. Pelo que entendi, você e seu amado moram em cidades diferentes. Namoram escondido, mas me tira uma dúvida, como vocês namoram? Se além de ser escondido ele reside em outra cidade?    
    Não compreendo porque ele, sendo um homem que é ou diz ser, nunca chegou para falar aos seus pais sobre as intenções dele... mesmo que os seus pais não quisessem, eu penso que teria sido apropriado ele falar com eles. Mas enfim, vocês estão juntos a mais de um ano, ok.
    Outro detalhe, L., você sabia que para se casar precisa do consentimento por escrito dos seus pais? O padre ou seu namorado não falou isso para você? Só quem tem mais de 18 anos é que pode se casar sem consentimento dos pais... e pelo que vi você ainda tem 17.
    Considerando que vocês vão esperar até você completar 18 vamos analisar algumas questões:
    Se vocês estão decididos a se casarem e a irem morar em outra cidade, porque não contar logo aos seus pais?? Porque fugir?? Você percebe que estaria criando uma situação muito ruim para você? Ponha-se no lugar deles, como você se sentiria se sua filha fugisse de casa? Isso pode ser encarado como uma traição e sem sombra de dúvidas magoa muito.
    Se o que vocês querem é bom, contem a eles. Pode ser que eles não aceitem, mas vocês fizeram a parte de vocês, comunicaram, não fizeram escondido. Pode ser que eles se revoltem, fiquem zangados, mas você terá saído de casa de cabeça erguida, isso faz muita diferença!
    Outra, você trabalha? Porque minha flor, hoje em dia é suicídio ir morar com alguém sem ter uma forma de ganhar a vida. Você ainda deve estar estudando eu imagino, porque essa pressa toda? Será que vocês pensaram nisso? Sim, hoje está tudo bem, tudo lindo, mas haverão momentos delicados, você sempre deve ter como se sustentar e com quem contar, por isso a importância de não romper com seus pais. Se você tiver respeito por eles e fizer as coisas dignamente, eles sempre estarão lá quando você precisar. Não estou dizendo que você tem que concordar com tudo o que eles dizem e pensam, não é isso, mas é ter respeito pela opinião e pelo sentimento deles.
        Eu compreendo que você é que deve ter direito de escolher seus namorados, mas, que padre mais estranho é esse que diz que seus pais vão ser obrigados a aceitar? Que fugir é a solução? Muito estranho isso viu. Nada garante que eles aceitem isso, na minha opinião essa fuga vai dificultar ainda mais que eles aceitem a situação. Isso pode fazer com que eles se magoem muito e não queriam conversa com você por muito tempo. Ou seja, como é que você pode estar plenamente feliz sabendo que seus pais estão sofrendo ou até mesmo profundamente magoados com você??
    Do jeito que você me relatou, seus pais praticamente te tratam me regime de quartel, será que você não está exagerando um pouco? Será que eles nunca te deixam sair a noite, nem nunca com as suas amigas e você nunca se diverte?? Se é assim, então como você consegue namorar escondido?? Outro ponto, você diz que qualquer  pessoa que você escolhe eles não aprovam, como é que você escolhe, se nunca sai de casa? Como é que você conhece esses rapazes novos se nunca se diverte?
    Veja só L., sair de casa é uma decisão importante que deve ser muito bem pensada e pesada. Se esse cara é bacana mesmo, se te ama, te respeita, porque ele não vai lá e te tira de casa como deve ser? Não estou falando em pedir não. Mas em esperar você completar os 18 e ir com você na sua casa, comunicar a decisão de vocês aos seus pais. 
    Casamento escondido só é romântico e só tem graça em filmes. E se depois ele não te quiser mais? Como você ficaria? Você agora pode estar pensando que eu estou jogando areia no seu castelo, mas tudo tem que ser levado em conta querida, quem garante? Você garante? Ele garante? Nunca dependa de ninguém para sobreviver, porque simplesmente a pessoa pode não estar lá no dia seguinte, pode acontecer algo com ela ou ela mesma pode querer ir pra longe.
    Eu particularmente penso que existem coisas mais importantes a se pensar na sua idade que casamento, seus estudos, sua independência. Porque você não escolhe uma faculdade na cidade dele por exemplo, e ficam namorando lá enquanto você se diploma? Digo isso porque você é muito jovem ainda e não viveu coisas deliciosas, e possivelmente se ficar com ele não vai viver, visto que ele já passou dessa fase... A idade que vai dos 18 aos 30 é sensacional, nela um milhão de coisas legais acontece, sabe?
    Mas é isso, a vida é feita de escolhas. Se você está pronta para ser adulta tem que pensar e agir como tal. E isso quer dizer avaliar os riscos e assumir as responsabilidades. Saber o que está fazendo e porquê! Compreende? Meu papel aqui não é passar a mão na sua cabeça, mas te cutucar mesmo, para que você fique atenta e avalie as coisas como elas são e não com os olhos de uma adolescente apaixonada. Desejo que você consiga refletir sobre o que falei, não estou do lado dos seus pais, estou do seu lado. Do lado de uma mulher maravilhosa que um dia você vai ser. Espero ter ajudado.

Um abraço grande da Mari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário